UEMS CG: Alunos do Curso de Turismo participam de visita técnica ao Parque Estadual do Prosa

Turismo

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes DCS UEMS CG 25/03/2024 10:54

Depois de propor melhorias ao Parque Estadual Matas do Segredo, alunos do primeiro ano do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), participaram na manhã deste sábado (23/03) de uma visita técnica ao Parque Estadual do Prosa, localizado no perímetro urbano da Capital Campo Grande.

A atividade, que é parte da disciplina de Atividades Avançadas do Curso de Turismo, coordenada pelo prof. Dr. Waldir Leonel, prevê a apresentação dos estudos realizados por toda a turma, durante todo o ano, com propostas de melhorias para a Unidade de Conservação. O professor explica que o objetivo é, após o levantamento, ofertar produtos que possam ser usufruídos pela comunidade dentro do Parque.

A idéia é fazer com que através da disciplina o aluno possa ter acesso a teoria, a pratica e ainda devolver a comunidade por meio dos produtos ofertados. “No caso do Parque Matas do Segredo foram oferecidos uma “Trilha de Uso Público Autoguiada”, “A Trilha da Ruína” contando o contexto histório, um levantamento eco-sócio-economico da localidade e um evento de apresentação desses produtos”, explicou o professor.

A coordenadora do Curso, profª. Drª. Débora Fittipaldi enfatizou que tanto o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) quanto a Fundação de Turismo já são parceiros da UEMS neste trabalho, o que só fortalece o foco em melhorar os serviços prestados aos sul-mato-grosseses, e adiantou que além das unidades de conservação existentes na Capital, os demais, por todo o Estado, também poderão ser objeto de estudo dos acadêmicos.

Parque Estadual do Prosa

O Parque Estadual do Prosa (PEP) é uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral, criada primeiramente como Reserva Ecológica do Parque dos Poderes em 1981, e que foi elevada à categoria de Parque Estadual do Prosa (PEP) por meio do Decreto Estadual nº 10.783/2002 publicado em 21 de maio de 2002.

A unidade possui 135, 2573 hectares e está situado dentro do perímetro urbano do município de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul. Preservando amostras de ecossistemas do cerrado, espécies da flora e fauna nele associadas, o Parque ainda abriga as nascentes do Córrego Prosa.

Além da valorização do patrimônio paisagístico e cultural da região, sua preservação objetiva sua utilização para fins de pesquisa científica, educação ambiental, recreação e turismo em contato com a natureza.

A visitação ocorre de terça a sábado, em horários pré estabelecidos no ato do agendamento, geralmente no início da manhã e da tarde. Nos domingos e feriados não tem visitação. O passeio será realizado por meio de caminhada em trilhas, com percurso e duração determinados conforme o perfil do visitante. As visitas podem ser agendadas pelo telefone 3326-1370.